Pular para o conteúdo principal

Aquarela para iniciantes — materiais, dicas, etc.

 Pra começar na aquarela é importante que tenha em mente que você precisa experimentar primeiro, então nada de pagar caro por material. Um simples kit de aquarela escolar já é um starter pack ideal. Logicamente, assim que você pega o jeito depois de algum tempo, você pode se sentir mais confiante em fazer um upgrade de acordo com o resultado que você obteve. Talvez durante a leitura desse post você sinta que não vai resolver nada, mas encare como um conselho de um bom amigo.

Não se deixe enganar por essa imagem, as coisas podem ser (e são) mais simples.

Você vai precisar de nada mais, nada menos que:

  1. Aquarela (pode ser em pastilha ou em tubo)
  2. Papel para aquarela (gramatura  acima de 180, o ideal é 200)
  3. Pincéis para aquarela (não é aquele pincel de guache, é apenas pra aquarela)
  4. Pote com água (seu uso depende do tipo de pincel, mas ter água é importante pra misturar com a tinta)
  5. Um bom tutor (curso, artigo ou video aula na internet)
  6. Pa-ci-ên-cia (O principal pra fazer qualquer tipo de coisa na vida)
Sendo direto o segredo está no ponto 5 e 6. Por que? Porque aprender sozinho exige planejamento e disciplina e aprender a partir de um curso vai exigir comprometimento e disciplina, pra ambos os casos você vai precisar se dedicar. O conselho se você for pesquisar na internet é: encontre uma fonte confiável que te ensine e fique nela até o fim, porque se for pesquisando de vídeo em vídeo e de site em site pra aprender você vai se perder em conteúdo e em foco, exceto se você quer se inspirar ou ver um método de um ângulo diferente ensinado por outra pessoa. Por outro lado se você for buscar um curso (principalmente online) a situação fica mais confortável e menos desesperadora. 😊 Tem vários com bons preços como por exemplo o Crehana, Domestica e Udemy. Há também alguns influenciadores digitais que vale a pena mencionar, além de produzirem conteúdo para mídia social, oferecem seus próprios cursos por um preço camarada: Beto França é aquarelista profissional, seu curso é "Aquarela para Todos"; Ana Wilhem é professora, tem seu próprio curso voltado para aquarela de pets chamado "Pinte Pet"; Amanda Reis que tem bastante conteúdo nas redes sociais e seu curso "Super Retrato em Aquarela". Não estou dizendo que o melhor é fazer de um jeito ou de outro, mas sim indicando as possibilidades pra que você escolha o que é melhor pra você.

Uma pintura não terminada (1808 - 1816) de William Berryman.

Já sobre o ponto 6 como já explicado, a paciência é muito importante pra qualquer que seja a coisa nova que você está aprendendo e na área artística não é diferente. Só pra se ter ideia, você sabe quanto tempo levava para os pintores dos séculos 18 e 19 aprenderem desenho e pintura do "zero ao avançado"? Vários anos, mas pra se estimar cerca de 5, 10 anos ou até mais. Leve em consideração que os tempos e as técnicas eram outras e hoje temos técnicas mais avançadas e rápidas, mas tenha certeza que eles tiveram paciência. E o resultado? As obras de arte dos pintores desse período são as mais famosas até hoje em dia além de serem referência para admiradores e novos artistas.

"Love's Messenger" (1885) de Marie Spartali Stillman.


Boas pesquisas e bons estudos. 😊✌

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

STALKER — o filme mais intrínseco do cinema

Esse pode ser considerado um dos maiores êxitos do diretor soviético Andrei Tarkovsky (1932 – 1986), fazendo bom uso de cenários naturais externos ele literalmente cria uma poesia visual introspectiva com profundo significado filosófico/religioso. Depois de dirigir Solaris (1972) e Stalker (1979) [ambos baseados em livros de sci-fi], o próprio Andrei não se considerava diretor de sci-fi mas rejeitava totalmente essa ideia, ele afirmava ser um artista que cria histórias e pinturas em movimento, defendendo o seu estilo próprio de filmagem, conceito esse que ele chamou de “esculpir o tempo” (que também é o titulo de seu livro lançado em 1985). Se não fosse pela persistência e genialidade de Tarkovsky esse filme talvez nunca teria sido finalizado: após um ano de filmagens os rolos do filme não foram revelados corretamente, demandando uma refilmagem do zero. Relatos de pessoal da produção afirmam que na época Tarkovsky teve um pequeno ataque cardíaco, estava com o orçamento financiado pelo ...

Butterfly — Primeira tentativa de animação curta

Além de desenho sempre fui interessado em cinema e animação, eu tinha um desejo de um dia, produzir sozinho ou em equipe um curta metragem animado; mas antes de tudo isso é necessário entender como essas coisas funcionam. Os anos foram passando e esse desejo ficou arquivado mas finalmente pude tornar isso real. Nessa postagem mostrarei como que a animação foi feita e o resultado final. A idéia Antes de iniciar qualquer coisa é importante ter a ideia em mente ou pelo menos ter uma mínima noção do que eu queria fazer — eu não tinha nenhum dos dois, só a vontade que se arrastava por anos. Na minha mesa eu tinha várias folhas de caderno com idéias boas, não tão boas e descartadas, parecia difícil mas eu precisava criar algo que fosse barato, fácil e com uma boa estética, nada super profissional. O meu script  foi uma música da banda japonesa de folk, Zabadak e a imagem que eu tinha dela em mente, de como se iniciava, desenvolvia e terminava. Eu quis escrever um roteir...