Pra começar na aquarela é importante que tenha em mente que você precisa experimentar primeiro, então nada de pagar caro por material. Um simples kit de aquarela escolar já é um starter pack ideal. Logicamente, assim que você pega o jeito depois de algum tempo, você pode se sentir mais confiante em fazer um upgrade de acordo com o resultado que você obteve. Talvez durante a leitura desse post você sinta que não vai resolver nada, mas encare como um conselho de um bom amigo.
![]() |
Não se deixe enganar por essa imagem, as coisas podem ser (e são) mais simples. |
Você vai precisar de nada mais, nada menos que:
- Aquarela (pode ser em pastilha ou em tubo)
- Papel para aquarela (gramatura acima de 180, o ideal é 200)
- Pincéis para aquarela (não é aquele pincel de guache, é apenas pra aquarela)
- Pote com água (seu uso depende do tipo de pincel, mas ter água é importante pra misturar com a tinta)
- Um bom tutor (curso, artigo ou video aula na internet)
- Pa-ci-ên-cia (O principal pra fazer qualquer tipo de coisa na vida)
Sendo direto o segredo está no ponto 5 e 6. Por que? Porque aprender sozinho exige planejamento e disciplina e aprender a partir de um curso vai exigir comprometimento e disciplina, pra ambos os casos você vai precisar se dedicar. O conselho se você for pesquisar na internet é: encontre uma fonte confiável que te ensine e fique nela até o fim, porque se for pesquisando de vídeo em vídeo e de site em site pra aprender você vai se perder em conteúdo e em foco, exceto se você quer se inspirar ou ver um método de um ângulo diferente ensinado por outra pessoa. Por outro lado se você for buscar um curso (principalmente online) a situação fica mais confortável e menos desesperadora. 😊 Tem vários com bons preços como por exemplo o Crehana, Domestica e Udemy. Há também alguns influenciadores digitais que vale a pena mencionar, além de produzirem conteúdo para mídia social, oferecem seus próprios cursos por um preço camarada: Beto França é aquarelista profissional, seu curso é "Aquarela para Todos"; Ana Wilhem é professora, tem seu próprio curso voltado para aquarela de pets chamado "Pinte Pet"; Amanda Reis que tem bastante conteúdo nas redes sociais e seu curso "Super Retrato em Aquarela". Não estou dizendo que o melhor é fazer de um jeito ou de outro, mas sim indicando as possibilidades pra que você escolha o que é melhor pra você.
Já sobre o ponto 6 como já explicado, a paciência é muito importante pra qualquer que seja a coisa nova que você está aprendendo e na área artística não é diferente. Só pra se ter ideia, você sabe quanto tempo levava para os pintores dos séculos 18 e 19 aprenderem desenho e pintura do "zero ao avançado"? Vários anos, mas pra se estimar cerca de 5, 10 anos ou até mais. Leve em consideração que os tempos e as técnicas eram outras e hoje temos técnicas mais avançadas e rápidas, mas tenha certeza que eles tiveram paciência. E o resultado? As obras de arte dos pintores desse período são as mais famosas até hoje em dia além de serem referência para admiradores e novos artistas.
Boas pesquisas e bons estudos. 😊✌
Achei as dicas ótimas!
ResponderExcluirObrg! (>_<)v
Excluir