Pular para o conteúdo principal

Estudo da anatomia do rosto - Parte 2

 Continuando essa série agora com o estudo do rosto de lado, não temos muito o que acrescentar. Antes de fazer isso eu dei uma boa olhada na imagem de referência para tentar entender como ela é composta e a partir daí fazer os primeiros rabiscos; não passam de traços onde eu imagino tudo aquilo como formas geométricas.

Isso é importante: Sempre simplifique o máximo possível para formas geométricas simples, como já dizia o mestre George Bridgman. Não é fácil a princípio mas o fato é que o desenhista antes de por a mão no papel pra desenhar ele imagina brevemente de antemão tudo o que fará em formas e formatos simples. Sabia que até um simples traço ondulado pode servir? 😮



Luz e sombra = profundidade

Enquanto rabiscava concluí que o estudo adequado e por observação da luz e da sombra vai ajudar a dar a textura devida ao desenho. Textura leva a profundidade que leva a uma total diferença entre a line art e o desenho final.

1. O esboço e os primeiros indícios da line art.

2. A line art concluída.

3. O resultado final.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

STALKER — o filme mais intrínseco do cinema

Esse pode ser considerado um dos maiores êxitos do diretor soviético Andrei Tarkovsky (1932 – 1986), fazendo bom uso de cenários naturais externos ele literalmente cria uma poesia visual introspectiva com profundo significado filosófico/religioso. Depois de dirigir Solaris (1972) e Stalker (1979) [ambos baseados em livros de sci-fi], o próprio Andrei não se considerava diretor de sci-fi mas rejeitava totalmente essa ideia, ele afirmava ser um artista que cria histórias e pinturas em movimento, defendendo o seu estilo próprio de filmagem, conceito esse que ele chamou de “esculpir o tempo” (que também é o titulo de seu livro lançado em 1985). Se não fosse pela persistência e genialidade de Tarkovsky esse filme talvez nunca teria sido finalizado: após um ano de filmagens os rolos do filme não foram revelados corretamente, demandando uma refilmagem do zero. Relatos de pessoal da produção afirmam que na época Tarkovsky teve um pequeno ataque cardíaco, estava com o orçamento financiado pelo ...

Aquarela para iniciantes — materiais, dicas, etc.

  Pra começar na aquarela é importante que tenha em mente que você precisa experimentar primeiro, então nada de pagar caro por material. Um simples kit de aquarela escolar já é um starter pack ideal. Logicamente, assim que você pega o jeito depois de algum tempo, você pode se sentir mais confiante em fazer um upgrade  de acordo com o resultado que você obteve. Talvez durante a leitura desse post você sinta que não vai resolver nada, mas encare como um conselho de um bom amigo. Não se deixe enganar por essa imagem, as coisas podem ser (e são) mais simples. Você vai precisar de nada mais, nada menos que: Aquarela (pode ser em pastilha ou em tubo) Papel para aquarela  (gramatura  acima de 180, o ideal é 200) Pincéis para aquarela  (não é aquele pincel de guache, é apenas pra aquarela) Pote com água (seu uso depende do tipo de pincel, mas ter água é importante pra misturar com a tinta) Um bom tutor (curso, artigo ou video aula na internet) Pa-ci-ên-cia (O prin...

Butterfly — Primeira tentativa de animação curta

Além de desenho sempre fui interessado em cinema e animação, eu tinha um desejo de um dia, produzir sozinho ou em equipe um curta metragem animado; mas antes de tudo isso é necessário entender como essas coisas funcionam. Os anos foram passando e esse desejo ficou arquivado mas finalmente pude tornar isso real. Nessa postagem mostrarei como que a animação foi feita e o resultado final. A idéia Antes de iniciar qualquer coisa é importante ter a ideia em mente ou pelo menos ter uma mínima noção do que eu queria fazer — eu não tinha nenhum dos dois, só a vontade que se arrastava por anos. Na minha mesa eu tinha várias folhas de caderno com idéias boas, não tão boas e descartadas, parecia difícil mas eu precisava criar algo que fosse barato, fácil e com uma boa estética, nada super profissional. O meu script  foi uma música da banda japonesa de folk, Zabadak e a imagem que eu tinha dela em mente, de como se iniciava, desenvolvia e terminava. Eu quis escrever um roteir...