Por que estou usando fotos antigas e em preto e branco? O que isso tem a ver com estudo de anatomia? Vou responder brevemente. Dessa vez escolhi uma fotografia do ator Neil Hamilton. Estou usando imagens de referência com atores e em preto e branco por terem um estilo único ao posar na foto (opinião/gosto pessoal) e também porque fica melhor de perceber as nuances de luz e sombra. É bem mais fácil encontrar modelos de referências em preto e branco ou sépia desse tipo em fotos antigas.
Depois que fiz o esboço anatômico, criei outra camada para definir a line art juntamente com as marcações de onde tem luz e sombra. Isso também pode ser feito de camada em camada pra ter maior organização. Uma particularidade que notei dessa vez é a presença de "luz de fundo" que explico melhor no próximo parágrafo. Infelizmente, dessa vez ao capturar a tela precisei fazer uma pausa e na volta esqueci de gravar a parte em que aplico sombra no desenho.
Como funciona a luz e a sombra?
Primeiramente, a luz vem de uma fonte que ao atingir um objeto em um determinado ângulo gera a sombra. Isso é simples de entender, mas é preciso bastante observação e prática para dominar. Em certa ambientação podemos ter um tipo de reflexo ou luz secundária que pode acompanhar a sombra vindo depois, isso seria a luz de fundo. Isso só é melhor compreendido se observar mais e praticar. Aqui não temos um exemplo perfeito mas já é suficiente pra se ter noção.
1. Fiz as marcações de luz e sombra.
2. Line art.
3. Finalização. (Foi justamente esse o processo que acabou não aparecendo no vídeo. 😑)
Veja na última imagem que é visível de onde vem a fonte de luz e a sombra que ela gera. Nos ombros você pode notar o que tentei imitar da imagem original: a luz de fundo. Ela nada mais é do que a luz vinda da fonte refletida no fundo do personagem.
Esse pode ser considerado um dos maiores êxitos do diretor soviético Andrei Tarkovsky (1932 – 1986), fazendo bom uso de cenários naturais externos ele literalmente cria uma poesia visual introspectiva com profundo significado filosófico/religioso. Depois de dirigir Solaris (1972) e Stalker (1979) [ambos baseados em livros de sci-fi], o próprio Andrei não se considerava diretor de sci-fi mas rejeitava totalmente essa ideia, ele afirmava ser um artista que cria histórias e pinturas em movimento, defendendo o seu estilo próprio de filmagem, conceito esse que ele chamou de “esculpir o tempo” (que também é o titulo de seu livro lançado em 1985). Se não fosse pela persistência e genialidade de Tarkovsky esse filme talvez nunca teria sido finalizado: após um ano de filmagens os rolos do filme não foram revelados corretamente, demandando uma refilmagem do zero. Relatos de pessoal da produção afirmam que na época Tarkovsky teve um pequeno ataque cardíaco, estava com o orçamento financiado pelo ...
Pra começar na aquarela é importante que tenha em mente que você precisa experimentar primeiro, então nada de pagar caro por material. Um simples kit de aquarela escolar já é um starter pack ideal. Logicamente, assim que você pega o jeito depois de algum tempo, você pode se sentir mais confiante em fazer um upgrade de acordo com o resultado que você obteve. Talvez durante a leitura desse post você sinta que não vai resolver nada, mas encare como um conselho de um bom amigo. Não se deixe enganar por essa imagem, as coisas podem ser (e são) mais simples. Você vai precisar de nada mais, nada menos que: Aquarela (pode ser em pastilha ou em tubo) Papel para aquarela (gramatura acima de 180, o ideal é 200) Pincéis para aquarela (não é aquele pincel de guache, é apenas pra aquarela) Pote com água (seu uso depende do tipo de pincel, mas ter água é importante pra misturar com a tinta) Um bom tutor (curso, artigo ou video aula na internet) Pa-ci-ên-cia (O prin...
Além de desenho sempre fui interessado em cinema e animação, eu tinha um desejo de um dia, produzir sozinho ou em equipe um curta metragem animado; mas antes de tudo isso é necessário entender como essas coisas funcionam. Os anos foram passando e esse desejo ficou arquivado mas finalmente pude tornar isso real. Nessa postagem mostrarei como que a animação foi feita e o resultado final. A idéia Antes de iniciar qualquer coisa é importante ter a ideia em mente ou pelo menos ter uma mínima noção do que eu queria fazer — eu não tinha nenhum dos dois, só a vontade que se arrastava por anos. Na minha mesa eu tinha várias folhas de caderno com idéias boas, não tão boas e descartadas, parecia difícil mas eu precisava criar algo que fosse barato, fácil e com uma boa estética, nada super profissional. O meu script foi uma música da banda japonesa de folk, Zabadak e a imagem que eu tinha dela em mente, de como se iniciava, desenvolvia e terminava. Eu quis escrever um roteir...
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